3 dicas para consumir com qualidade.


1. Local da compra
Dê preferência para comprar a carne em estabelecimentos de confiança. Fique sempre atento à higiene do local. Lembre-se, as carnes devem permanecer refrigeradas e não expostas ao ambiente. No local, verifique se o balcão frigorífico é mantido em temperatura constante, isso é extremamente importante para a conservação das propriedades e do sabor da carne. Alguns açougues aproveitam-se do consumidor e utilizam um sistema de iluminação do balcão com lâmpadas avermelhadas, mascarando a real cor das peças. A organização é outro ponto importante, cada produto deve ter o seu lugar. Cortes de diferentes espécies, como bovinos, suínos e aves, não devem jamais estar misturados.

2. Embalagens
Hoje se encontra carne à venda tanto no balcão do açougue como em pequenas bandejas de isopor ou em embalagens a vácuo. Prefira sempre as carnes embaladas, tanto a vácuo como em bandejas. Algumas dessas últimas podem utilizar do sistema de “atmosfera modificada”, que é uma mistura de oxigênio com gás carbônico injetada na embalagem para manter a qualidade da peça e prolongar a sua vida útil. Nesse tipo de embalagem, a carne chega a durar até dez dias, mesmo no refrigerador doméstico.

3. Carne inspecionada
Todo produto de origem animal deve ser avaliado por algum serviço de inspeção federal, estadual ou municipal que discrimina as informações sobre os produtos em sua embalagem. Carnes que não possuam o selo de inspeção provavelmente são de origem duvidosa. A inspeção é realizada por um médico veterinário especializado, esse profissional é treinado para analisar as carnes minuciosamente. As embalagens têm em sua etiqueta a identificação do corte, o número do Serviço de Inspeção (abreviado com S.I.F na inspeção federal), o nome do frigorífico, a origem, a data de embalagem e/ou de validade e o sexo do animal. Sempre que possível, dê preferência a esse tipo de carne, pois você tem garantias da segurança e procedência do alimento que está adquirindo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>